Cases Comentados

Universidade Luterana do Brasil, Campus de Ji-Paraná - RO
 

A Universidade Luterada do Brasil, campus de Ji-Paraná, também confiou o controle do centro de informações fornecidas aos alunos, professores e interessados em maiores informações a um AV ADS Digital.

O assistente fornece informações em tempo real, e ainda permite que novos conhecimentos sejam acrescentados imediatamente à base de conhecimentos da Universidade.

Esta abordagem permitiu que mais pessoas esclarecessem suas dúvidas em qualquer horário, bastando acessar o site e o assistente virtual.
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Universidade Luterana do Brasil, Campus de Canoas - RS
 

O Departamento de Gestão da Qualidade da ULBRA tinha dificuldades para divulgar internamente as ações de qualidade. Eventos como seminários, reuniões e palestras são dispendiosos (salas, recursos audiovisuais, deslocamentos), além de tomar muito tempo das pessoas. Os manuais de qualidade são chatos de ler e dificultam a busca quando as pessoas querem informações específicas.

Outro problema era o chamado "casual learning", que acontece quando a pessoa tenta encontrar informações por tentativa-e-erro ou perguntando ao colega ao lado. Isto gerava custos escondidos, uma vez que exigia tempo da pessoa que procurava a informação e tomava tempo do colega ao lado, que deixava suas tarefas para atender o colega solicitante. Além disto, nem sempre o colega consultado era especialista na área, o que gerava respostas equivocadas e a disseminação de informações não consistentes.

Um Assistente Virtual foi implantado na Intranet da Universidade, para acesso restrito a funcionários, contendo informações sobre Gestão da Qualidade em geral e sobre as ações e normas de qualidade da Universidade.
Estima-se que foram reduzidos:

- em 50% os chamados ao "colega do lado";
- em 70% o tempo para encontrar informações;
- em 20% o tempo que especialistas gastam respondendo a dúvidas;
- em 20% custos com telefone e e-mails, utilizados para responder dúvidas.


Pipi-Stop Alarme Urinário
(aparelho para tratamento da enurese noturna - "xixi na cama")
  A Nucletec Brasil precisava divulgar informações técnicas sobre seu mais recente produto, o Pipi-Stop, um aparelho para tratamento da enurese noturna, para médicos, enfermeiros e demais profissionais da área médica. Além disto, era objetivo desmistificar o uso de tais aparelhos, educando pais e tutores sobre os benefícios, modo de tratamento, formas de uso e tempo para resultados.

Um Assistente Virtual está sendo usado para este fim. As informações técnicas ajudam profissionais a entenderem o funcionamento e modo de tratamento. Fotos ilustrativas apresentadas pelo Assistente ajudam as pessoas a entenderem como é fácil o tratamento e o uso do aparelho. Além disto, o Assistente freqüentemente responde perguntas que tratam do medo de usar tal aparelho, explicando então que não há nenhum tipo de contra-indicação ou efeito colateral.

Estima-se que houve um acréscimo de 15% nos pedidos de aparelhos após a instalação deste assistente.
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Plug In Internet Corporativa
  A Plug In, um dos maiores Data Centers do Brasil, precisava diminuir custos com atendimento a clientes. Atualmente, ela dispõe de um setor de suporte que atende clientes via telefone, e-mail e através de um chat no site da empresa. Todos estes meios exigem pessoas treinadas para responder às perguntas. Entretanto, quase que 70% das dúvidas dos clientes são triviais e podem ser respondidas por atendentes não-especialistas, bastando consultar uma lista de FAQs (Frequently Asked Questions).

Um Assistente Virtual está sendo implantado para responder questões técnicas, mas também para auxiliar o departamento comercial, fornecendo informações sobre planos de hospedagem e outros serviços. Uma das vantagens do Assistente é que ele permite fazer merchandising enquanto responde a clientes. Tal funcionalidade permitiu divulgar diversos serviços novos que demoravam a ser assimilados pelos clientes, além de gerar alto custo para divulgação.

Outro benefício do Assistente é que ele captura online, no momento da interação do cliente com o Assistente, as críticas e reclamações dos clientes, repassando-as imediatamente aos responsáveis.

Além disto, o Assistente tem a cara do Presidente da empresa, o que gera maior confiança nas respostas, além de melhorar o relacionamento com clientes, por aproximar o alto escalão da empresa com os problemas dos clientes.

Mettodo
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